O Hospital

Atendimento

Central de Atendimento (PABX)

(34) 3239-0233

Pronto Atendimento (24h)

(34) 3239-0123

Oncologia/Hematologia

(34) 3239-0300

Certificações

Notícias

20/12/2018

O que comer com a chegada do verão?

Hospital Santa Genoveva traz dicas de como manter a alimentação saudável durante a estação mais quente do ano

 

Marcado para começar oficialmente no dia 21 de dezembro, o verão deste ano promete altas temperaturas. A data é próxima às festividades de final de ano, período em que, tradicionalmente, as pessoas exageram com a alimentação e ingestão de bebidas alcóolicas.

A chegada do verão exige cuidados especiais com a alimentação, já que, com o calor excessivo, a perda de líquidos e sais minerais são mais suscetíveis. 

Segundo a nutricionista do Hospital Santa Genoveva, Jaqueline Pereira, a alimentação saudável reflete diretamente na saúde e qualidade de vida. “Ela não está vinculada apenas à perda de peso, nossas escolhas alimentares contribuem diretamente para que tenhamos mais disposição para o dia a dia, consigamos ter o sono reparador e prevenir várias doenças que podemos adquirir em decorrência de más escolhas”, afirma.

“Com a chegada das festas de final de ano, é normal  que as pessoas optem por fazer dietas extremamente restritivas para recuperar o tempo perdido. Essa prática é errada e perigosa, já que o organismo não consegue absorver todos os nutrientes e vitaminas necessários para a manutenção da saúde. Precisamos tratar os alimentos como aliados e não inimigos e só com essa consciência conseguimos evitar os distúrbios alimentares e a compulsão”, completa.

A nutricionista ressalta que para manter a alimentação saudável, não é preciso gastar muito. “A alimentação saudável não é complexa, os produtos industrializados são mais caros que os preparados em casa. Basta optar por temperos naturais, frutas da estação e evitar compras em excesso para não correr o risco do desperdício. Outra dica é aproveitar integralmente os alimentos, usando os talos, folhas e casca”, finaliza.

 

Dicas da nutricionista

 

1- Em dias muito quentes, como devem ser as refeições?

“Opte por alimentos ricos em água, como frutas, verduras e legumes. Para quem não consegue beber muita água, as boas opções são: água de côco, água saborizada, sucos naturais e picolés de frutas”.

 

2- Quais alimentos não podem faltar nas refeições da estação mais quente do ano?

“Frutas ricas em água, como: abacaxi, melão, melancia, laranja; carnes magras; legumes e verduras, preferencialmente crus”.

 

3- Como manter a alimentação saudável durante as festas de final de ano?

“Escolha fazer uma alimentação balanceada durante o todo o dia e, no evento, evite as  frituras e os alimentos ultraprocessados. Outras opções são as castanhas e frutas. Além disso não deixe de ingerir bastante água, ela  é fundamental para absorção dos nutrientes e hidratação da pele, principalmente se for consumir bebida alcóolica”.

 

 

« voltar