Serviços

Atendimento

Central de Atendimento (PABX)

(34) 3239-0233

Pronto Atendimento (24h)

(34) 3239-0123

Oncologia/Hematologia

(34) 3239-0300

Certificações

  • Assistência Social

    Integrando a equipe multidisciplinar do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, o departamento de Serviço Social atua priorizando o bem-estar coletivo. A equipe avalia o atendimento global aos pacientes, intermediando e orientando em relação às problemáticas sociais.

    Na rotina do Hospital, as atribuições das assistentes sociais tem o foco nos pacientes e familiares e suas atividades vão desde esclarecer e orientar os pacientes sobre seus direitos e prestar informações administrativas, passando por encaminhá-los para realização de exames externos, solicitar ambulância e transferência hospitalar, até dar apoio e acolhimento aos familiares, mediando conflitos e acelerando o processo de desospitalização.

    A equipe trabalha como um elo entre a parte médica, a enfermagem, o paciente e familiares, desde o período de internação até após a alta hospitalar.

     

  • CDI
    Centro de Diagnóstico por Imagem

    O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) é um parceiro do Santa Genoveva Complexo Hospitalar e fica instalado em nossas dependências. Oferece serviços em diagnósticos por imagem, entre eles: raio-x, ultrassom, mamografia, tomografia, ressonância, densitometria, entre outros.

    Para mais informações entre em contato pelo telefone (34) 3256-5600 ou pelo site www.cdiimagem.com.br.

  • Centro Cirúrgico

    O Santa Genoveva Complexo Hospitalar conta com um dos melhores e mais equipados Centros Cirúrgicos da região, oferecendo uma estrutura tecnológica de ponta e profissionais capacitados para realizarem procedimentos cirúrgicos em adultos e crianças, nas mais diversas especialidades e complexidades: vídeocirurgia, cirurgias cardíacas, gástricas (como a de obesidade mórbida), neurocirurgias, oftálmicas e ortopédicas, dentre outras.

    Para a realização das cirurgias serão oferecidas no total: seis salas, sendo uma sala inteligente, uma sala híbrida, quatro salas convencionais e duas salas destinadas especificamente para cirurgias íntimas da mulher, além de ginecologia e obstetrícia.


    Primeira Sala Híbrida de Minas Gerais

    O Santa Genoveva Complexo Hospitalar foi o primeiro hospital de Minas Gerais a adquirir a tecnologia de Sala Híbrida, que se destaca por conter um equipamento robótico de hemodinâmica que possibilita que o médico veja melhor o coração e os vasos sanguíneos. As imagens são feitas durante o procedimento para guiar os especialistas e podem ser transmitidas em segundos para telas que ficam ao redor dos médicos, oferecendo muito mais segurança e qualidade aos especialistas e seus pacientes.


    Sala Integrada Inteligente

    Com padrão de tecnologia alemã, a Sala Integrada Inteligente propicia hoje o que existe de mais moderno e qualidade em cirurgias. É destinada a cirurgias minimamente invasivas, onde a qualidade da imagem é superior, permitindo a videoconferência em tempo real com outros centros médicos em qualquer lugar no mundo. 

    É uma sala totalmente automatizada, com mesas cirúrgicas modernas que se adaptam às necessidades do paciente e do médico e modelo de foco cirúrgico que muda de cor, conforme o conforto visual do médico, facilitando assim, os procedimentos cirúrgicos e trazendo mais conforto e segurança para ambos. 

     

    Especialidades cirúrgicas

     

  • Hemodiálise

    O Instituto de Nefrologia do Triângulo também é parceiro do Santa Genoveva Complexo Hospitalar.  O setor de hemodiálise funcionou há mais de 18 anos dentro do Hospital Santa Genoveva, oferecendo aos pacientes terapêutica especifica para sua necessidade. Atualmente, o Instituto funciona na Avenida Vasconcelos Costa, 1110, no bairro Martins.

    Para mais informações: (34) 3224-6675. 

  • Hemodinâmica

    O Hospital Santa Genoveva inaugurou no dia 20 de setembro a nova Hemodinâmica. Um setor que realiza exames de cateterismo, para diagnóstico e/ou tratamento, tanto do coração, como de outras estruturas do corpo. Foram investidos mais de 1,7 milhões de reais em equipamentos e na modernização da estrutura de atendimento.

    Este serviço já existia no Hospital, porém com a modernização da área, com as reformas, adequações do espaço e aquisição de novos equipamentos, ele passa a ser o gestor do setor, que anteriormente era terceirizado e ficava a cargo do ICT – Instituto do Coração do Triângulo. A Hemodinâmica matém o corpo clínico do ICT na prestação de serviço e agregou novos profissionais para a realização dos exames.

    A hemodinâmica utiliza técnicas minimamente invasivas para obter dados funcionais e anatômicos que permitem diagnosticar, em pouco tempo, eventuais alterações cardíacas e é grande aliado da cardiologia. Os procedimentos são realizados por via percutânea, ou seja, através da pele e sem cortes, o que diminui o tempo e auxilia na recuperação.

  • Hiperbárica

    A Hiperbárica Santa Genoveva é uma empresa terceira que é parceira do Santa Genoveva Complexo Hospitalar.

    Oferece serviços hospitalares de oxigenoterapia hiperbárica, para pacientes com lesões de difícil cicatrização como infecções necrotizantes, acidentes de mergulho, queimaduras de segundo e terceiro graus, úlceras crônicas, úlceras causadas pelo diabetes, osteomielites, enxertos de pele, entre outros.

    Para mais informações: (34) 3239-0163. 

  • IPAC - BIOVIDA

    O IPAC Biovida é um parceiro do Santa Genoveva Complexo Hospitalar e fica instalado em nossas dependências. Oferece serviços em exames laboratoriais, por imagem, cardiológicos entre outros.

    Para mais informações entre em contato no (34) 3292-2090 ou pelo site www.ipacbiovida.com.br.

  • Maternidade e Berçário

    A equipe do Santa Genoveva Complexo Hospitalar reconhece e valoriza um dos momentos mais importantes e marcantes na vida de uma família: o nascimento dos filhos.

    A assistência multiprofissional aos recém-nascidos em fase hospitalar, principalmente nos primeiros minutos de vida, quando ainda estão em pleno desenvolvimento global e alimentar é essencial. Por isso, o nosso berçário foi idealizado e montado visando oferecer uma atenção especial aos recém-nascidos, que recebem cuidados médicos e da enfermagem, de forma completa e especializada.


    Assistência Fonoaudióloga 
    Além do teste da linguinha, que é feito após o parto, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar oferece assistência fonoaudióloga no berçário, com o objetivo de avaliar os bebês, resgatando aspectos do desenvolvimento normal. 

    Os bebês são avaliados a fim de detectar dificuldades no processo de amamentação, acompanhar a transição da alimentação, a incoordenação de sucção e deglutição, entre outros. Além dessas questões anatômicas e funcionais, o fonoaudiólogo oferece todo suporte necessário para família, orientando e apoiando-a em relação às características fisiopatológicas e o quadro clínico dos bebês.


    Lactário ou Posto de Coleta de Leite
    Um projeto inovador desenvolvido pelo Serviço de Nutrição e Dietética e do Lactário do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, tem garantido qualidade de vida a bebês prematuros ou que por alguma deficiência ou complicação precisam ficar internados no Hospital após o parto. Trata-se do Posto de Coleta do Leite Humano. O projeto visa incentivar o aleitamento e ao mesmo tempo promover ações de apoio à amamentação, com atividades assistenciais e educativas. 

    Logo após o nascimento da criança, a mãe é acompanhada por uma profissional capacitada em estimular tanto a amamentação do bebê no seio da mãe, quanto na coleta do leite. A sucção é realizada com a utilização de uma bomba elétrica. O leite retirado é armazenado nas condições e temperaturas adequadas e, em seguida, oferecido na medida certa ao bebê de acordo com a prescrição médica. 

    Nos casos no qual o volume de leite é muito grande, o leite armazenado, é doado com autorização da lactente às crianças de risco, para complementar o leite da própria mãe. 

    O leite coletado das mamães que tem filhos no Hospital Santa Genoveva é pasteurizado em parceria com o banco de leite da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

  • Medicina Nuclear

    Os procedimentos em Medicina Nuclear são realizados na MedPhoton Diagnósticos e Terapias – empresa pioneira em Medicina Nuclear, há 19 anos atendendo Uberlândia e região. A excelência em seus serviços está diretamente relacionada ao corpo clínico experiente e aos especializados equipamentos para realizar diagnósticos com segurança e precisão.

    O que é Cintilografia?

    A Cintilografia é uma sofisticada técnica de diagnóstico por imagem que utiliza uma pequena dose de uma substância química radioativa (radiofármaco), geralmente administrada por via endovenosa, transportada pela circulação sanguínea até ao órgão que se pretende visualizar, como tireoide, coração, ossos, fígado, rins, etc… Existe assim uma grande diversidade de Cintilografias porque a diferente constituição química dos múltiplos radiofármacos disponíveis permite a sua correspondente acumulação em diferentes órgãos. Os radiofármacos emitem raios gama (semelhantes aos raios X) que são detectados por um equipamento especial chamado câmara gama. Após essa detecção, os dados obtidos são analisados por computador que produz uma imagem do órgão que se pretende estudar. Os locais do órgão onde existem alterações captam o radiofármaco de uma forma diferente do considerado como normal e isso tem uma tradução na imagem cintilográfica. O Médico especialista em Medicina Nuclear faz o estudo e interpretação das imagens e formula o laudo.

    Os procedimentos em Medicina Nuclear são:


    Cardiovascular
            Cintilografia do Miocárdio (repouso e estresse) – MIBI
            Cintilografia do Miocárdio com Tálio – Pesquisa de viabilidade miocárdica
            Cintilografia das Câmaras Cardíacas – Ventriculografia Radioisotópica

     Endocrinologia
            Cintilografia de Tireoide
            Cintilografia de Tireoide com Iodo 131
            Cintilografia de Corpo Inteiro com Iodo 131
            Cintilografia de Paratireoide

    Gastroenterologia
            Pesquisa do Divertículo de Meckel
            Cintilografia de Fígado e Baço
            Pesquisa de Hemangioma Hepático – Cintilografia do Fígado com Hemácias Marcadas
            Cintilografia das Glândulas Salivares
            Cintilografia de Refluxo Gastroesofágico com Esvaziamento Gástrico e Aspiração Pulmonar
            Cintilografia de Trânsito Esofágico
            Cintilografia de Esvaziamento Gástrico Sólido
            Estudo de sangramento Intestinal com Hemácias Marcadas
            Cintilografia com Leucócitos Marcados
            Cintilografia das Vias Biliares

    Nefro-urologia
            Cintilografia Renal – DMSA/DTPA
            Cistografia Direta
            Cistografia Indireta
            Cintilografia Renal Dinâmica – Pesquisa de Hipertensão Renovascular (Teste do Captopril)

     Neurologia
            Perfusão Cerebral (SPECT Cerebral)
            Mielo-cisterno-ventriculografia Radioisotópica

    Oftalmologia
            Dacriocintilografia

    Oncologia
            Pesquisa de corpo inteiro com Gálio
            Pesquisa de corpo inteiro com MIBG
            Cintilografia de Corpo Inteiro com Análogos da Somatostatina
            Pesquisa de Linfonodo Sentinela (ROLL e SNOLL)
            Pesquisa de Corpo Inteiro com Iodo 123
            Pesquisa de Corpo Inteiro com Tálio ou Sestamibi
            Cintilografia Mamária com Sestamibi

     Ortopedia / Reumatologia
            Cintilografia Óssea

     Pneumologia
            Cintilografia Pulmonar de Perfusão
            Cintilografia Pulmonar de Inalação

     

    Contato: (34)3210-5501 

       

     

  • Oncologia

    Além de toda estrutura hospitalar com modernas tecnologias para Centro Cirúrgico e Unidades de Terapia Intensiva, o Santa Genoveva conta agora com um andar inteiro dedicado aos pacientes da área oncológica. Com recepção aconchegante e acesso por elevador exclusivo, o 3º andar está equipado com 10 boxes individuais adulto e infantil para aplicação de quimioterapia, além consultórios para atendimento clínico com oncologistas e hematologistas. Os serviços oferecidos buscam contemplar todas as necessidades que um paciente possa ter, com atendimento multiprofissional com especialistas nas áreas de oncologia clínica, hematologia, enfermagem, nutrição, entre outros que a estrutura hospitalar proporciona.

    Informações e agendamentos: (34) 3239-0300.

     

     

  • Pronto Atendimento

    O Pronto Atendimento do Santa Genoveva destaca-se como um Centro de Excelência do Triângulo Mineiro, reunindo diversos serviços e unidades para diagnósticos e tratamentos de doenças. A equipe do Pronto Atendimento é rápida, eficaz e altamente preparada para atender qualquer tipo de emergência/urgência 24 horas por dia.

    Os atendimentos são feitos por ordem de classificação de risco. A triagem é realizada por enfermeiro qualificado e certificado pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Riscos (GBCR), a partir de uma entrevista e observação rápida dos sinais e sintomas do paciente, determinando o nível de urgência do doente de forma objetiva e sistematizada. Em seguida, o atendimento médico é realizado de acordo com a prioridade clínica estabelecida.

    No Sistema de Triagem Manchester os riscos são classificados e separados por cinco cores:

    • Vermelho: Emergência. Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato e risco de morte.
    • Laranja: Muito urgente. Caso grave, com necessidade de atendimento em até 10 minutos e risco significativo.
    • Amarelo: Urgente. Caso de gravidade moderada, com necessidade de atendimento em até 60 minutos, sem risco imediato.
    • Verde: Pouco urgente. Caso para atendimento preferencial e, até 120 minutos, para atenção primária.
    • Azul: Não urgente. Caso para atendimento na Unidade de Saúde em até 240 minutos. Este poderá aguardar por atendimento.
  • Sala Híbrida

    Os pacientes do Santa Genoveva Complexo Hospitalar contam com a primeira Sala Híbrida instalada no estado de Minas Gerais. A sala cirúrgica se destaca por conter um equipamento robótico de hemodinâmica que possibilita que o médico veja melhor o coração e os vasos sanguíneos. As imagens são feitas durante o procedimento para guiar os especialistas e podem ser transmitidas em segundos para telas que ficam ao redor dos médicos. É um avanço tecnológico voltado especialmente para neurocirurgia, cirurgia cardíaca e de coluna, porém este modelo adquirido pelo hospital permite a realização de todo e qualquer tipo de padrão cirúrgico.

    A principal característica da Sala Híbrida é sua capacidade de atingir o melhor tratamento para cada paciente, tendo o benefício de um ambiente estéril e a possibilidade de realização de procedimentos híbridos (aberto e percutâneo) e conversões, quando necessário. Além disso, a angiografia (exame que permite visualizar os vasos sanguíneos e suas ramificações) realizada antes do tratamento oferece valiosas informações anatômicas e após o procedimento, fornece controle de qualidade. Por conseguinte, se atinge uma excelência de serviço, individualizado para cada paciente. 

    A sala tem também uma mesa cirúrgica avançada que executa mais de 100 posições, possibilitando procedimentos cirúrgicos mais complexos. Além disso, conta com um sistema de radiologia chamado Allura Clarity, que reduz em até 70% o índice de emissão de radiação durante os procedimentos.

  • SND
    Serviço de Nutrição e Diétetica

    O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) oferece aos pacientes uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, tendo como missão produzir alimentos seguros que contribuam com a rápida recuperação dos pacientes.

     

    • Nutrologia clínica

    Com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do atendimento aos seus clientes, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar implantou o serviço de Nutrologia para os pacientes internados nas unidades e UTI’s, por meio da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional – EMTN.

    A EMTN é composta por médico nutrólogo, nutricionista, enfermeiro, farmacêutico, dentre outros especialistas. A equipe tem a função de monitorar e atender todas as solicitações de avaliação do estado nutricional do paciente, indicando, acompanhando e modificando a terapia nutricional, quando necessário, e seguindo os protocolos, em comum acordo com o médico responsável pelo paciente, até que sejam atingidos os critérios de reabilitação nutricional preestabelecidos.

    O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da natureza das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida. Evidências científicas comprovam que o estado nutricional do paciente interfere diretamente na sua evolução clínica, como na redução da morbimortalidade, além de contribuir para um menor tempo de internação. Entre os benefícios do EMTN estão:

    • Redução de 23% na taxa de mortalidade, 11,6% no tempo de internação e 43% na taxa de reinternação entre os pacientes assistidos pela EMTN;
    • Redução na taxa de morbidade;
    • Redução nas complicações mecânicas e metabólicas relacionadas a Terapia Nutricional;
    • Oferta de energia e nutrientes mais adequada.
  • Unidade Coronariana

    A Unidade Coronariana é especializada em doenças cardiovasculares e em pós-operatório de cirurgias cardíacas.

    Ela conta com leitos individuais e equipados com aparelhos de alta tecnologia, além do suporte ventilatório e respiratório, que permite a visualização completa do desempenho de todos os pacientes em situações graves.

    Todos os leitos de UTI do Santa Genoveva contam com sistema de monitorização de central de todos os pacientes junto à enfermagem, onde são disponibilizados telões com os sinais vitais de todos os pacientes, 24h por dia, para visualização constante da equipe.

    O Santa Genoveva conta com uma equipe multidisciplinar, formado por médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros. Todos eles com o objetivo de garantir um atendimento diferenciado e com excelência para seus pacientes.

  • UTI Geral

    A UTI é o setor do hospital que exige um extremo cuidado por parte da equipe, pois é o local onde são tratados os pacientes em estado crítico e que necessitam de atenção em período integral.

    No Santa Genoveva as UTI’s contam com sistema de condicionamento de ar limpo. Todo ar que circula nas UTI’s é filtrado 100% e, constantemente, sem troca com o meio exterior. Isso significa que ocorre a filtragem de todo e qualquer tipo de bactéria que circule no ar. Com isso, os índices de infecção hospitalar nas UTI’s serão minimizados, o que garante a segurança dos pacientes internados evitando qualquer tipo de contaminação.

    Os leitos das unidades de tratamento intensivo são fechados, evitando o cruzamento de infecção entre os pacientes e conta ainda com sistema de monitorização de central de todos os pacientes junto à enfermagem, 24h por dia. A instituição também disponibiliza leitos específicos para pacientes pós-cirúrgico ou que necessitem de hemodiálise.

  • UTI Infantil e Neonatal

    A UTI Infantil Neonatal do Santa Genoveva Complexo Hospitalar destaca-se pelos bons resultados com prematuros extremos (com pequena idade gestacional) e/ou de baixo peso. A unidade oferece uma assistência humanizada, personalizada e de qualidade, com equipamentos específicos, recursos humanos especializados e serviço médico e de enfermagem 24 horas, destinados ao atendimento de pacientes graves ou de risco.